fisica
As grandezas físicas são determinadas experimentalmente por medidas ou cominações de medidas. Essas medidas podem variar de acordo com a tolerância do instrumento e do operador. Sendo assim, quando se repete a medição várias vezes por um ou mais operadores não se obtém medidas idênticas. A variação obtida através da combinação das medidas informa a tolerância e certeza da medição.
2. OBJETIVOS
Aprender a analisar erros obtidos nas medidas de grandezas diferentes. Aprender como calcular a precisão de cada medida.
Identificar os tipos de erros que pode se deparar na obtenção de qualquer medida.
3. DESCRIÇÃO TEÓRICA
Resolver os exercícios propostos e calcular a precisão das medidas fornecidas nos exercícios.
4. PROCEDIMENTO
Foi explicado a matéria “teoria de erros” e os tipos de erros que pode se encontrar e como resolver e como identificar a precisão das medidas.
Foram resolvidos os exercícios propostos calculando-se a média entre as medidas fornecidas e logo após foi calculado, utilizando-se de fórmulas de desvios médios e desvios relativos, a precisão de cada medida.
5. RESULTADOS
Em geral, as medidas do objeto foram bem próximas entre os alunos, com uma variação mínima de aproximadamente 0,03mm e máxima de 0,21mm. As divergências entre as medidas dos alunos se deve a erros de paralaxe ou ao manuseio errado do paquímetro, que pode ter tido suas garras forçadas para que o objeto pudesse ficar preso e, com isso, as medidas de cada um foram diferentes entre si. Dessa forma, percebe-se a utilidade do paquímetro para o uso científico e acadêmico, em que é necessária maior precisão nas medidas de objetos pequenos, uma vez que pode evitar erros ainda maiores.
6. CONCLUSÃO
Pôde se identificar os erros a partir da análise da média entre as medidas percebeu-se, ao executar a prática que havia medidas que não poderia se considerar, pois estavam fora da tolerância obtida.