fisica
Artigos acadêmicos
Projeto SOS Jovens
Ano de 2011
CONTABILIDADE GERAL
DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS BÁSICAS
DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS BÁSICAS
A realidade conjuntural do mercado exige para as empresas um controle profundo de sua administração econômica financeira, para o bom andamento da organização. Com o advento da informática e da tecnologia, esse controle tornou-se mais fácil e próximo do real. Mas não foi sempre assim.
A “popularização” dos computadores nas empresas e de alguns softwares de controle acelerou e, porque não dizer, aperfeiçoou as técnicas de controle empresarial. Hoje em dia, empresas que não efetuam um controle mínimo de suas contas e de seus fluxos de recursos correm o risco de desaparecerem no mercado globalizado e concorrido.
Para isso, as demonstrações financeiras são fundamentais na vida de um administrador que deseja ter a empresa em suas mãos num “clicar de mouse”.
I – Principais demonstrações financeiras
Entre as principais demonstrações financeiras de uma organização empresarial, estão o Balanço Patrimonial, a Demonstração de Resultados do
Exercício (DRE) e o Fluxo de Caixa.
Teoricamente, nenhuma empresa deve ficar sem esses relatórios financeiros, pois é através deles que verificamos a situação econômica e financeira da mesma.
Diante disso, torna-se fundamental para o administrador financeiro ter conhecimento a respeito dessas demonstrações, saber analisar e trabalhar com elas, para um bom desempenho de suas funções.
1.1 – Balanço Patrimonial
O Balanço Patrimonial é a principal descrição da situação econômicofinanceira da empresa. Nele, é apresentado um “retrato” patrimonial da empresa, contendo todos os Bens, Direitos e Obrigações da organização.
Neste relatório de extrema importância, são demonstrados todos os
Ativos da empresa, sejam de curto ou longo prazo ou permanentes; e todos os
Passivos de curto ou longo prazo ou permanentes.
Autor: Adryadson Flabio