REDE
No que refere-se a democratização de processos decisórios, incluindo a participação da sociedade civil nas decisões temos como exemplo, o orçamento participativo, que consiste de modo geral em um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos, geralmente o orçamento de investimentos de prefeituras municipais, através de processos da participação da comunidade.
Como exemplo de orçamento participativo tem-se o Orçamento Participativo de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, desenvolvido durante 16 anos e que atualmente todo recurso disponível para investimento é feito com base em consultas a população e sem que o legislativo perdesse sua importância.
O orçamento participativo de Porto Alegre é considerado pela ONU uma das 40 melhores práticas de gestão pública do mundo tornando-se referencia para outras cidades mundo a fora.
Mais informações sobre o orçamento participativo de Porto Alegre pode ser obtido pelos sites :
2) as parcerias para a provisão de serviços públicos com organizações não governamentais;
Uma ONG não pode concretizar sozinha sua visão para uma sociedade melhor. As necessidades da comunidade são inúmeras e os problemas da sociedade muito complexos. Sua ONG precisa trabalhar em parceria com outras ONGs e com o governo para atingir seus objetivos.Por meio da parceria com outras ONGs e com o setor público, você obtém acesso a novos recursos, incluindo fundos ou verbas além de informações, experiências e habilidades.
As parcerias podem ser feitas de diferentes formas, de informal e casual a formal e estruturada. Vocês podem ter relacionamentos nos quais existe uma comunicação regular para troca de informações, idéias e experiências. Vocês também podem ter um relacionamento altamente organizado e colaborativo no qual desenvolvem projetos, arrecadam