Fisica
1.1. Conceitos Básicos
a) Grandezas Físicas e Unidades de Medida Grandeza é a denominação que se dá a uma quantidade física. Exemplos: comprimento, massa, temperatura, tempo. Unidades são nomes arbitrários relacionados às grandezas físicas adotadas como padrões. Exemplos: metro, tonelada, galão, polegada, segundo. Num sistema de unidades, as grandezas podem ser divididas com grandezas básicas (adotadas) e grandezas derivadas. Na Engenharia, tradicionalmente usa-se o Sistema MKS técnico (MKS*) ou Sistema Gravitacional que adota, como grandezas básicas, força, comprimento e tempo (em quilograma-força (kgf), metro (m) e segundo (s), respectivamente). Dimensionalmente, FLT.
Em 1960, uma convenção internacional criou o Sistema Internacional de Unidades (SI) que foi adotado na maioria dos países. É um sistema do tipo MLT, ou seja, massa, comprimento e tempo são as grandezas básicas. As unidades são dadas por quilograma (kg), metro (m) e segundo (s).
No sistema MKS técnico a massa é dada em u.t.m. ou unidade técnica de massa. A relação entre kg e utm é de 1:9,8, ou seja, 1 utm vale 9,8 kg. O sistema MKS* vem sendo abandonado gradativamente, mesmo na Engenharia.
O quadro abaixo apresenta as grandezas do SI mais utilizadas:
Tabela 1.1. Grandezas Básicas e Derivadas do SI
Grandeza Denominação Símbolo Expressão comprimento metro m básica massa quilograma kg básica tempo segundo s básica força newton N Kg.m/s2 pressão pascal Pa N/m2 = kg/ms2 energia joule J N.m = kg.m2/s2 potência watt W N.m/s = kg.m2/s3
b) Força e Pressão
Força é sinônimo de esforço. Por exemplo, o esforço feito para se empurrar um carro. A unidade de medida de força, no sistema MKS técnico (MKS*), é o quilograma-força (kgf). No Sistema Internacional de Unidades (SI), é o Newton (N).
No SI a força é uma grandeza derivada. Sua expressão é dada por:
F = m.a (massa x aceleração) ... (1.1)
Peso é a força com que os objetos são