Fisica
A termometria é uma parte da termologia que estuda a temperatura e suas formas pelas quais a mesma pode ser medida.
Antes de entrarmos na termometria propriamente dita, iremos definir os estados de agregação molecular de uma substância.
Uma substância pode se apresentar em três estados físicos definidos (sólido, líquido, gás).
Estado sólido: Uma substância que se encontra no estado sólido possui forma definida, independendo do recipiente em que ela é colocada; Ex: Um gelo estando em um copo ou em uma jarra manterá sua forma, ao mesmo tempo também possui volume invariável. Entre suas moléculas agem intensas forças coesivas justificando sua estrutura molecular, onde as mesmas se encontram mais próximas uma das outras.
Estado líquido: Nesse estado a substância assume uma forma de acordo com o recipiente em que é colocada. Assim como o sólido o estado líquido possui volume invariável. Suas moléculas estão mais “livres” em relação ao estado sólido.
Estado Gasoso: No estado gasoso suas moléculas se encontram totalmente separadas uma das outras. Sua forma e volume são definidas unicamente em relação ao recipiente que a contém.
Vide figura abaixo:
Calor
É o nome que a energia térmica recebe quando passa de um corpo de maior temperatura para outro de menor temperatura, ou seja, energia térmica em trânsito.
Equilíbrio Térmico
Dois ou mais corpos estão em equilíbrio térmico quando possuem a mesma temperatura.
Temperatura
Temperatura é um número que está associado ao grau de agitação das moléculas de um corpo. Quanto maior este número, mais agitadas estarão as moléculas.
Escalas Termométricas
Para medir a temperatura, é preciso o uso de escalas termométricas, que são um conjunto de valores numéricos, cada um associado a um determinado estado térmico preestabelecido. As escalas mais conhecidas são a Celsius, Kelvin e Fahrenheit.
Escala Celsius
A escala Celsius é aquela que é oficialmente utilizada no Brasil.