fisica
Quando um raio de luz passa de um meio para outro, a sua velocidade muda, sofrendo, em conseqüência, um desvio na sua direção de propagação; a esse fenômeno dá-se o nome de refração da luz.
Tipos de lentes
É um meio de cristal ou sintético, transparente e limitado por superfícies curvas.
LENTES CONVERGENTES
São mais espessas no centro do que nos bordos, sua curva convexa (base externa) é mais acentuada do que a curva côncava (base interna).
Quando se desloca uma lente positiva, o objeto caminha em sentido contrário.
O centro ótico de uma lente positiva coincide com sua espessura mais grossa.
Ao olharmos no rosto de uma pessoa, notaremos que a lente aumentará o tamanho dos olhos. LENTES DIVERGENTES
São mais finas no centro do que nos bordos, sua curva convexa (base externa) é menos acentuada do que a curva côncava (base interna).
Quando se desloca uma lente negativa, os objetos se deslocam no mesmo sentido.
O centro ótico de uma lente negativa localiza-se no seu ponto mais fino.
Ao olharmos no rosto de uma pessoa, notaremos que a lente diminuirá o tamanho dos olhos.
CENTRO ÓTICO
É o ponto mais espesso de uma lente positiva e o mais fino de uma lente negativa, onde o raio de luz atravessa sem sofrer desvio, e deve ser posicionado no centro geométrico da pupila do usuário.
Tipos de deficiência visual
Deficiência visual é uma categoria que inclui pessoas cegas e pessoas com visão reduzida. Na definição pedagógica, a pessoa é cega, mesmo possuindo visão subnormal, quando necessita da instrução em braile; a pessoa com visão subnormal pode ler tipos impressos ampliados ou com auxílio de potentes recursos ópticos (Instituto Benjamin Constant, 2002).
A cegueira é a falta do sentido da visão. A cegueira pode ser total ou parcial; existem vários tipos de cegueira dependendo do grau e tipo de perda de visão, como a visão reduzida, a cegueira parcial (de um olho) ou o daltonismo. cegueira classifica-se dependendo de onde se