Fisica
A palavra força possui uma definição intuitiva. Em Física, força designa um agente capaz de modificar o estado de repouso ou de movimento de um determinado corpo. Porém, falar de força parece ser muito abstrato, mas basta pensar em todas as tarefas diárias que realizamos para que possamos perceber que força é algo que está presente em nosso dia a dia.
Por exemplo: quando empurramos ou puxamos um objeto dizemos que estamos fazendo força sobre ele. Existem vários tipos de força: força elétrica, força magnética, força gravitacional, força de atrito, força peso, força normal e outras. Força é uma grandeza vetorial e, como tal, possui características peculiares. São as características:
Módulo: é a intensidade da força aplicada;
Direção: é reta ao longo da qual ela atua;
Sentido: é dizer para que lado da reta em questão o esforço foi feito: esquerda, direita, norte, sul, leste, oeste.
Sempre que se falar de uma grandeza vetorial deve-se ter em mente essas características.
O que é massa e peso de um corpo?
Peso é uma força “invisível” que atrai os corpos para a superfície da terra. Dessa forma, o nosso peso varia de acordo com o valor da gravidade, diferente em outros planetas e satélites naturais do sistema solar.
Massa é a quantidade de matéria presente em um corpo. Dizemos que a massa de uma pessoa é a mesma em qualquer lugar.
Por exemplo: vamos imaginar que uma pessoa tenha massa de 60 kg. De acordo com essa medida, podemos dizer que ela possui peso igual a aproximadamente 588 N (Newton). Vamos entender o valor desse peso:
Quando nos referimos ao peso, dizendo que seu valor depende da gravidade, então estamos colocando em prática a 2ª lei de Newton, demonstrada pela fórmula matemática: P = m * g. Nessa expressão, temos:
P: peso m: massa g: aceleração da gravidade.
Mas para isso, precisamos conhecer as acelerações da gravidade que estão presentes na tabela a seguir:
Ou seja, na Terra
P = m * g → P = 60 * 9,8 → P = 588 N
No