fisica
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
MEDIDAS FISICAS
DIRETAS E INDIRETAS
CRUZ DAS ALMAS/ BA
OUTUBRO DE 2013
JOSÉ PATRICIO BULHÕES DE JESUS
JULIANNA DE MEDEIROS MUTI
KAIQUE DE ALMEIDA SOUZA
MARCELA DE OLIVEIRA SOUZA
MARCUS VINIICUS RIBEIRO MATIAS
MEDIDAS FISICAS DIRETAS E INDIRETAS
RELATORIO
Trabalho solicitado pelo docente Pablo Pedra da disciplina de Física Prática, componente curricular do curso de Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas.
CRUZ DAS ALMAS/ BA
OUTUBRO DE 2013
1. Objetivos
Familiarizar com o uso dos instrumentos de medidas e identificar a precisão de cada aparelho de medidas. Medir grandezas físicas, utilizando os instrumentos adequados e apresentar corretamente os valores medidos, ao nível da utilização de algarismos significativos e aplicação de regras da teoria dos erros. Obter a relação funcional entre o perímetro de uma circunferência e o seu diâmetro, utilizando o método dos mínimos quadrados.
2. Materiais Utilizados
Objetos
Figura 1. Objetos mensurados
2.Materiais utilizados
Instrumentos de Medida
Figura 02. Representação dos instrumentos de medida.
3. Introdução Teórica
Para se realizar uma medição qualquer, dispomos hoje de vários instrumentos cada qual com sua escala, unidade de medida e precisão. De acordo com a situação encontrada, devemos determinar qual instrumento será utilizado de modo a fornecer os resultados mais adequados.
Quando fazemos uma medição, não importa quão grande seja sua precisão, sempre haverá algum fator que ocasionará uma diferença entre o valor medido e o valor real. Devido á essa diferença, denominada erro, temos de aplicar os conceitos de Teoria de Erros para expressarmos o resultado de modo a não apresentá-lo como valor exato e sim, um valor médio dentro de uma faixa de possíveis resultados. Essa faixa é estipulada