Fisica
rodrigo wendhausen xavier
estudo físico de atuadores e motores hidráulicos
relatório de laboratório
pato branco
2013
rodrigo wendhausen xavier
estudo físico de atuadores e motores hidráulicos
PATO BRANCO
2013
sumário
.3.1 INTRODUÇÃO
Na engenharia, um dos principais intuitos para que seja analisado um objeto é realizar a verificação dos seus princípios físicos para que seja obtido uma melhor visão sobre suas variáveis e sua aplicação.
A hidráulica que vem do grego hydra = água, e aulos = condução/tubo, se dedica a estudar o princípio físico do comportamento do fluidos em movimento e repouso, bem como a conversão destes em movimentos realizados por elementos hidráulicos.
Na ampliação do conhecimento sobre este tema, este trabalho busca realizar o estudo sobre atuadores e motores hidráulicos. Concentrando principalmente em cilindros de dupla ação na seção sobre atuadores.
.3.1 DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
.3
2.1 Movimento Uniforme
Quando um objeto móvel se desloca em velocidade constante, consideramos esse movimento como sendo um movimento uniforme (MU), e então se sua trajetória estiver em linha reta, movimento retilíneo uniforme (MRU). Neste caso não há uma aceleração e assim não há variação da velocidade em na trajetória do objeto (TIPLER, 2009).
A velocidade média pode ser descrita pela equação 1 abaixo:
Vm = Δx/Δt
Para a equação 1 temos que:
Δx = Variação do deslocamento;
Δt = Variação do tempo.
2
2.1
2.2 MOVIMENTO RETILÍNIO UNIFORMEMENTE VARIADO (MRUV)
O movimento retilíneo uniformemente variado é aquele que sofre aceleração constante, ou seja, sua velocidade varia conforme sua aceleração. Se a velocidade e a direção da aceleração tiverem o mesmo sentido e direção, dizemos que este movimento é