FISICA
Os meios de contraste radiológicos são compostos introduzidos no organismo por diferentes vias, que permitem aumentar a definição das imagens radiográficas, graças ao aumento de contraste provocado por eles, possibilitando, desse modo, a obtenção de imagens de alta definição e, com isso, maior precisão em exames de diagnóstico por imagem
Nesse trabalho iremos comentar os contrastes da radiologia veterinária, onde poderemos notar a grande semelhança na área da radiologia humana.
Os meios de contraste são substâncias utilizadas em certos tipos de exames para permitir uma melhor avaliação de algumas estruturas do corpo, sendo assim, indispensáveis para o diagnóstico em diversos casos.
As radiografias contrastadas na veterinária tem as mesmas indicações das grafias humanas.
Os meios de contraste utilizados nos exames de Radiologia e Diagnóstico por Imagem em animais são fabricados utilizando basicamente três substâncias com diferentes utilidades:
o bário, o iodo e o gadolínio.
SULFATO DE BÁRIO
O sulfato de bário conhecido como bário (BaS04), é um sal insolúvel que, misturado á água é utilizado como meio de contraste radiológico radiopaco.
É inerte, ou seja, não é absorvido pelo organismo, sendo eliminado in natura(naturalmente).
Para ser utilizado como meio de contraste radiológico o sulfato de bário deve ser misturado á água, formando uma solução coloidal, ou seja, ele não se dissolve, ficando em suspensão na água. Por isso sempre antes da sua utilização a solução deve ser agitada vigorosamente.
A diluição do sulfato de bário(+ ou - concentrado) é determinada em função do exame radiográfico a ser realizado. No mercado pode ser encontrado o sulfato de bário diluído(suspensão baritada) em diversas concentrações cada qual para uma determinada região a ser examinada. Pode também ser encontrado o sulfato de bário em pó para diluição em água.