fisica
“QUEDA LIVRE”
Mogi das Cruzes
27/11/2013
Sumário
Introdução Qualquer corpo situado no interior do campo gravitacional terrestre encontra-se submetido à ação da força da gravidade. A gravidade é uma força constante, vertical dirigida para o centro da Terra. A força gravitacional provoca sempre a aceleração g, aumentando o módulo das velocidades na descida e diminuindo – o na subida.
Chama-se queda livre ao movimento de um corpo em direção á terra apenas sujeito à atração gravitacional. Todos os corpos, independentemente do seu peso, forma ou tamanho e sempre que a resistência do ar seja desprezável, caem com a mesma aceleração da gravidade e chegam simultaneamente se forem largados ao mesmo tempo a partir da mesma altura. Como a força gravitacional é constante, produz uma aceleração constante, e portanto, todos os corpos caem em direção à Terra com um movimento retilíneo uniformemente acelerado, se não houver outras forças que influenciem o movimento.
A prática tem como objetivo observar a relação entre as grandezas altura e tempo e medir a aceleração da gravidade do local durante a queda livre de uma esfera
Material
Esfera maciça
Suporte
Censor
Cronômetro
Trena
Procedimentos Experimentais
Apoiar a esfera no alto do suporte, depois deixa-la cair no censor para vermos o tempo que a esfera demorou para cair, repetir o processo três vezes para depois dividirmos o resultado por três, assim teremos o tempo media = t.
Com o tempo média e com o valor da altura, podemos medir a gravidade g em Mogi utilizando a formula: g
Resultados
Massa da esfera
Altura
Tempo de queda (s)
t1 t2 t3 t Médio 6,4 g
1,66m
0,5869
0,5838
0,5838
0,5848
Calcular a gravidade g em Mogi: