fisica
Quando se estudam os meios de treinamento, se insiste principalmente nos exercícios que influenciam, diretamente ou não, no domínio desportivo; evocam-se igualmente os meios técnicos complementares que se podem utilizar no curso dos exercícios. Da mesma forma, tem-se que levar em consideração as instalações alheias e os meios de diagnóstico, cuja utilização estimula os ritmos do perfeccionismo desportivo.
Os exercícios físicos utilizados como meio de treinamento podem ser divididos em 4:
Os exercícios de preparação geral: asseguram o desenvolvimento funcional geral do organismo. Podem assegurar tanto um início de preparação na disciplina concreta, como o desenvolvimento harmonioso do organismo sem que sejam implicadas as qualidades especiais da disciplina. Inclusive, pode existir uma certa oposição entre as qualidades gerais e as exigências da disciplina.
Os exercícios de preparação auxiliar: são ações motoras destinadas a preparar o organismo para a preparação específica.
Os exercícios de preparação específica: constituem a maior parte do treinamento dos atletas qualificados. São exercícios que, por sua estrutura, sua intensidade e sua duração, se acercam ao máximo às atividades de competição.
Os exercícios de competição: consistem na execução de exercícios idênticos às atividades de competição, ou de exercícios que estão muito próximos e eles, respeitando as regras e as limitações da mesma competição.
Por exemplo, para um nadador, a preparação geral implicaria naturalmente um grande volume de nado, mas igualmente deverá incluir elementos de ginástica, de jogos esportivos e de acrobacia. Os exercícios de preparação auxiliar, além da natação, farão intervir outros meios: corrida, remo, para desenvolver as possibilidades aeróbicas, assim como um trabalho de sala que aponte a aumentar a força máxima e a resistência à força. A preparação específica comportará o recorrido de distâncias de competição, o trabalho das