fisica
H2 e He2. O preenchimento do diagrama MO para as primeiras duas moléculas é mostrado na
Figura 13.
H2. A molécula mais simples é a de hidrogênio. A Figura 16 mostra, à esquerda e à direita, elétrons colocados em dois átomos de H não-ligados e, no meio do diagrama, a molécula de H2 no estado fundamental. Os dois elétrons ls vão constituir um par (spins opostos) no orbital σs (ligante) da molécula. Este par constitui uma ligação simples. A configuração eletrônica da molécula de hidrogênio pode ser escrita como: H2: (σs)
He2. Consideremos, a seguir, a molécula que poderia ser formada por dois átomos de hélio, cada um dos quais é capaz de fornecer dois elétrons para a molécula. O total é de quatro elétrons, dois a mais que no H2, de maneira que a distribuição no MO será a da Figura 17. A configuração eletrônica no estado fundamental na molécula de He2 deverá ser
Dizemos "deverá ser" devido ao fato de que o
*
σs (antiligante) está agora preenchido e seu efeito desestabilizador cancela o efeito estabilizador do orbital σs. O resultado é que não há uma força de atração entre os átomos de hélio devido ao número igual de elétrons ligantes e antiligantes e, assim, He2 não existe. Na teoria dos orbitais moleculares a ordem de ligação é definida como:
2
número.de.elétrons.ligantes número.de.elétrons.antiligantes Ordem.de.ligação −
=
Assim, a ordem de ligação na molécula de H2 é:
1
2
2 0
Ordem.de.ligação =
−
= enquanto na molécula