O papel do sonho na vida do ser humano
O sonho é fundamental à existência humana, sem ele talvez não fossemos distinguíveis dos outros seres vivos, pois o sonho é algo racional, e o homem distingue-se por ser ter a capacidade de ser racional. O sonho, pode ter uma perspetiva mais científica ou outra mais afetiva.
Primeiramente, para aprofundarmos a perspetiva cientifica, vejamos seguinte exemplo, o sonho que Neiy Armstrong realizou. Este cientista, a apesar da sua profissão, descobrir o desconhecido em nome da ciência, sempre teve o sonho de ser o primeiro homem a chegar à lua. Sabendo que não havia conhecimentos nem meios para o fazer, ele lutou e conseguiu apesar de ter algumas tentativas que deram num pleno fracasso. Esta situação demonstra que “a partir do sonho de um homem o mundo pula e avança” além de ser a realização de um sonho foi uma grande descoberta cientifica que levou aos avanços na nossa sociedade, nomeadamente a nível científico, não só mas também a nível psicológico.
Contudo, temos também a perspetiva afetiva que poderá, na minha opinião, estar relacionada com os sonhos que o ser humano tem por exemplo com o seu futuro a nível profissional, afetivo, etc. Vejamos o seguinte exemplo: quando um aluno decide ir para a universidade tirar um curso superior é influenciado pela profissão de sonho, neste caso o sonho é causador da sua escolha, ele irá mudar a vida dessa pessoa determinando-lhe o seu papel na sociedade.
Em suma, penso que o sonho comanda a vida humana. Direta ou indiretamente o sonho influência a nossa maneira de pensar, de agir, o relacionamento em sociedade, a humanidade no geral. Termino com uma frase de Neiy Armstrong “um pequeno passo para o homem, uma grande passo para a humanidade” que mostra que um pequeno sonho para um homem pode ser algo gigantesco e influenciaste para uma sociedade