fisica
A Educação Física tem um papel fundamental na Educação Infantil, por ter a possibilidade de proporcionar às crianças uma diversidade de experiências através de situações nas quais elas possam criar e descobrir movimentos novos, com o intuito de elaborar conceitos e idéias sobre o movimento e suas ações.
Segundo os PCNs (1997), a Educação Física deve democratizar, humanizar e diversificar sua prática pedagógica, buscando ampliar, de uma visão apenas biológica, para um trabalho que incorpore as dimensões afetivas, cognitivas e socioculturais dos alunos.
A Psicomotricidade foi à primeira abordagem que incluiu o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social como uma das preocupações na aula de Educação Física, sem deixar de lado, o até então único compromisso apresentado por essa disciplina, o desenvolvimento e aprendizagem das habilidades motoras, através de uma educação pelo movimento (Mello, 2002).
Nesta perspectiva de utilizar a abordagem psicomotora nas aulas de Educação Física das séries iniciais Senz e Molinari (2003) defendem que esta deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que por meio de jogos e atividades lúdicas se conscientize sobre seu corpo.
A partir destas idéias o objetivo deste trabalho foi promover a integração da teoria à prática pedagógica da Educação Física Escolar, através da vivência no contexto educacional desenvolvendo um trabalho específico da área psicomotora da Educação Física com alunos das séries iniciais do ensino fundamental que proporcione o desenvolvimento dos domínios do comportamento humano (cognitivo, afetivo e motor).
Metodologia
O desenvolvimento do trabalho ocorreu de junho a dezembro do ano de 2010 com crianças de 1º ano ao 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental General Édson Figueiredo, incluído no Projeto PIBID/Educação Física/UFSM, onde era realizada uma aula