fisica
EXPERIMENTO - VAN DER GRAAF
Objetivo: Verificar a existência do campo elétrico
Material:
Gerador
Esfera
Papel alumínio
Algodão
Torniquete
Passos
1º Fixar tiras de Papel alumínio na esfera
2º Ligar o Gerador
Logo após a fixação das tiras de alumínio o gerador foi ligado e então as tiras se movimentaram sobre a superfície da esfera, criando um campo elétrico.
3º Pegar algodão e aproximar da esfera e anotar a percepção em relação a algodão.
Quando os pedaços de algodão (fiapos) foram aproximados junto à esfera eles começaram a ser atraídos, por que estavam neutros e a esfera eletrizada.
4º Colocar o torniquete ligado a esfera do gerador ligar o gerador e regular para a rotação média
5° Fazer contato humano Com a circunferência do gerador
O Aluno ficou isolado do chão em cima de um pedaço madeira, então aproximou o cabelo (limpo e seco) a esfera que estava ligada e os cabelos ficaram em pé, pelo fato de que a esfera transferiu a carga, então os fios capilares começam a se repelir.
Com a aproximação das mãos de leve percebe-se que o aluno toma um leve choque e se outro aluno aproximar do colega pode continuar passando a eletricidade, a esfera tenta roubar carga do seu corpo.
6º Explicar com suas Palavras a definição. Qualquer excesso de cargas colocados em um condutor isolado se moverá para outro corpo condutor que dele se aproximar
Sim se o corpo estiver isolado o outro receberá a carga eletrizando o próximo, como aconteceram fios de cabelo e até as mãos. Então notamos que duas cargas com o mesmo sinal se repelem.
7º Conclusão
Concluímos que os corpos carregam-se com cargas de sinais positivos ou negativos, e depende da natureza do material. O gerador de Van der Graff está diretamente relacionado com a carga que ele armazena, deixando a esfera metálica carregada com carga elétrica não identificada,
.