fisica
Movimento retilíneo uniforme (MRU)
Se a velocidade é constante durante todo o percurso, a velocidade média coincide com a velocidade instantânea em todos os instantes durante o percurso. Assim, a relação Δx/Δt nos dá exatamente a velocidade em cada instante. Considerando ti=0, temos:
Onde x0 é a posição no instante t=0. Essa última equação é chamada de lei horária (ou função horária) do movimento retilíneo uniforme. O gráfico dessa função é uma reta cuja declividade dá a velocidade v, como já se sabe.
Nesse caso, onde a velocidade é positiva (o gráfico é crescente, ou seja, a posição cresce com o tempo – Δx>0), o movimento é dito progressivo. Já no caso em que se tem uma velocidade negativa, o gráfico é decrescente (a posição decresce com o tempo, ou seja, Δx0 e para v0 (gráfico I) e a0 (I) e concavidade para baixo caso a|-3|). Quando a velocidade atinge zero ocorre uma inversão do movimento (que pode ser observado no gráfico da posição) e a velocidade passa a ter o mesmo sentido da aceleração. Veja que, a partir da inversão do movimento, o módulo da velocidade aumenta com o tempo. A análise do gráfico (II) é análoga (faça!).
Como o módulo da velocidade aumenta quando a velocidade e a aceleração possuem mesmo sentido, diz-se que, nesse caso, o movimento é acelerado e, quando o sentido da velocidade é contrário ao da aceleração, diz-se que o movimento é retardado. Perceba que o movimento não necessariamente precisa ser acelerado ou retardado em todo o tempo.
1-As grandezas posição, velocidade e aceleração são vetores, mas, como o movimento é unidimensional, se está omitindo a notação vetorial, no entanto tomando cuidado com o sentido dos vetores. Perceba que deslocamento (variação de posição), variação de velocidade e variação de aceleração também são vetores, pois são resultados de subtração entre vetores.
A equação de Torricelli
Existem algumas substituições que podem ser feitas isolando