fisica
Proteínas
A função das proteínas é principalmente estrutural, isto é, são utilizadas na formação de unhas e cabelo, envolvidas na coagulação do sangue Toda proteína ingerida em excesso, além das utilizadas na formação de tecidos e outras funções já descritas acima, é transformada em gordura pelas calorias extras produzidas e armazenadas no tecido adiposo.
Além disso, vai sobrecarregar o fígado e os rins, já que estes fazem a metabolização e filtração respectivamente, dos produtos proteicos de degradação. Para praticantes de exercício físico intenso é geralmente recomendada uma ingestão de 1,5 a 2,5/3 gramas de proteína por kg corporal.
Suplementos proteicos
Proteína de Soro de leite (WHEY)
A que apresenta mais nutrientes (muito rica em bcaa, glutamina). É bastante concentrada, contém todos os aminoácidos necessários à síntese proteica. É o suplemento proteico mais completo, com o maior poder de absorção, sendo altamente indicada para o momento de pós-treino preferencialmente com água. Nenhuma outra apresenta o mesmo desempenho quando o objetivo é a hipertrofia ou a manutenção da massa magra, evitando o catabolismo.
Proteína de leite (Caseinato de cálcio)
Uma proteína derivada do leite que tem a desvantagem de ter uma absorção muito lenta (4h-6h) por parte do organismo, assim sendo, a melhor forma da utilizar é consumi-la antes de dormir, para assegurar uma libertação continua e gradual de aminoácidos durante o tempo em que não os ingerimos.
Hidratos de carbono(Carboidratos)
Os hidratos de carbono, ou glucídios ou açúcares constituem a nossa principal fonte de energia, mas para além de servirem para “queimar” (como a lenha numa lareira) têm outras funções importantes:
Os carboidratos são o melhor combustível para as células, proporcionar a energia química necessária para as funções corporais, exercício muscular, manutenção da temperatura, digestão e assimilação de nutrientes, entre outras.
De um ponto de