Fisica
Objetivos:
Através da análise do movimento de uma esfera num meio viscoso, verificar experimentalmente uma relação entre as variáveis desse fenômeno físico, utilizando para isso o uso de gráficos construídos a partir dos dados colhidos em laboratório. Com o gráfico em mãos, determinar qual o tipo de movimento que a esfera realiza ao se deslocar no interior de um tubo de vidro contendo um líquido viscoso.
Introdução teórica.
Na busca de resultados de uma análise física, o pesquisador que não possuir subsídios teóricos suficientes para se fazer uma conclusão dispõe de uma ferramenta de excepcional importância e utilidade que é a construção de gráficos. Após a análise do fenômeno em laboratório, usando os dados colhidos é possível a construção de um gráfico. Gráficos são curvas dentro de um plano que descrevem a relação entre as variáveis do fenômeno. Tendo em mãos o gráfico que descreve o comportamento do fenômeno analisado, é fácil, a partir da observação do comportamento da curva, obter funções matemáticas que regerão as variáveis físicas de tal fenômeno podendo então ser feitas conclusões e estudos mais avançados da situação.
Procedimento Experimental.
Marcar no tubo de vidro, seis intervalos de espaço de 100 mm, observando para que haja bolhas de ar no intervalo total em que a esfera vai percorrer.
Apoiar o extremo do tubo num bloco de madeira de modo que o tubo tenha uma inclinação Θ menor que 10º. Marcar a posição do bloco e do tubo e em seguida fixá-lo com fita adesiva na mesa
Figura 1. Esquema do aparelho usado para o experimento.
Cronometrar o tempo em que a esfera levará para percorrer os intervalos marcados no tubo utilizando um imã para posicionar a esfera no extremo do tubo.
Repetir dez vezes o procedimento anterior anotando os resultados numa tabela.
Construir em papel milimetrado, o gráfico do espaço percorrido em função do tempo. Calcular a