Fisica nuclear
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB
Tópicos de Física Nuclear Processual 1 Nome: ______________________________________ Pólo: _______________________________________ Data: _______________________________ NOTA: Os problemas com contas devem dar com os números certos. Aqueles problemas com resposta de redação, o que deve ficar em claro é a idéia.
Questão um: (a) Preencha a seguinte tabela das séries espectrais mais importantes observadas no átomo de hidrogênio: Nome Lyman Região U.V Fórmula
Balmer
U.V próximo e visível
Paschen
I.R
Brackett
I.R
Pfund
I.R
(b) Usando a fórmula de Bohr, calcule os três maiores comprimentos de onda da série de Balmer. Entre que limites de comprimento de onda está à série de Balmer?
Com
RH=1,097 x 10-3 Å e
Åe
temos assim
Å,
Å.
De acordo a tabela de cima temos que se encontram no U.V próximo e visível! Questão 2: No modelo do átomo de Rutherford existe um problema de instabilidade que Bohr resolveu. Explique este problema de instabilidade e qual foi a solução proposta por Bohr.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ – UESC
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB
O modelo atômico de Rutherford apresentava um problema de estabilidade radioativa porque de acordo as leis da eletrodinâmica, o elétron carregado em movimento acelerado emite radiação, assim perderia energia e o raio de sua órbita em torno ao núcleo diminuiria até fazer com que ele caia no núcleo. Esta instabilidade atômica era já conhecida desde 1904 pelo físico japonês Hantaro Nagoaka, que já propusera um modelo de átomo planetário. Ainda assim, Bohr não desistiu da ideia dos elétrons orbitando ao redor do núcleo e resolve o problema da instabilidade. Bohr imaginou que o átomo de hidrogênio estava formado por um núcleo carregado positivamente no centro e um elétron, carregado negativamente, orbitando em torno do núcleo de carga positiva. A soma das duas cargas dava zero, pois o átomo era