fisica na atmosfera
O ar é composto de uma mistura de gases, sendo os principais: nitrogênio, oxigênio, vapor d’água (eventualmente gotículas de água e partículas de gelo) e aerossóis (partículas sólidas e líquidas em suspensão). Os aerossóis são originários da combustão de materiais, de partículas provenientes da atividade industrial (poluição), de poeira e de partículas de sal provenientes dos oceanos, e atuam como núcleos de condensação. A atmosfera da Terra pode ser dividida em diferentes regiões com base em diferentes parâmetros. Em termos de seu perfil de temperatura, a atmosfera é dividida a partir da superfície da Terra nas seguintes regiões: troposfera, estratosfera, mesosfera e termosfera. O limite entre a troposfera e a estratosfera, onde a temperatura pára de diminuir e começa a aumentar com a altura é chamado de tropopausa. O nível de temperatura máxima em torno de 50 km (cerca de 270 K) é chamado estratopausa, e separa a estratosfera da mesosfera. O nível de temperatura mínima em torno de 80 km (cerca de 180 K) é chamado de mesopausa e separa a mesosfera da termosfera.
O perfil de temperatura é variável com o tempo e o local, ocasionalmente apresentando na troposfera finas camadas dentro das quais a temperatura aumenta com a altura, conhecidas como inversões. A altura da tropopausa também depende do tempo e do local, em particular da latitude geográfica. Abaixo de cerca de 20 graus de latitude ela está normalmente localizada em torno de 15-18 km, enquanto que, perto dos pólos, ela pode estar em alturas tão baixas quanto 8 km. Do ponto de vista dos íons e da condutividade, a atmosfera pode ser dividida em: atmosfera inferior (correspondente à troposfera), média atmosfera (correspondente à estratosfera e mesosfera) e atmosfera superior (acima de 80 km, correspondente à termosfera).


A atmosfera inferior e a média atmosfera são fracamente condutoras devido à presença de pequenas concentrações de íons. Nestas regiões,