fisica - Movimento 2D
Resumo: Os experimentos de Movimento Bidimensional foram realizados em âmbito acadêmico, objetivando a comprovação prática da teoria estudada em sala de aula. Entre os conceitos abordados estão velocidade constante e aceleração, os quais caracterizam movimento uniforme e uniformemente variado, respectivamente. Para isso, o método utilizado foi a observação e a anotação de dados fornecidos por aparelhagens específicas. Os resultados obtidos, como esperado, convergiram aos teóricos.
INTRODUÇÃO
O presente relatório apresenta conceitos já vistos no Relatório 1, a saber, aceleração, inércia, atrito, velocidade média etc, só foram explicados de maneira integral a partir dos estudos de grandes pensadores como: Newton (1643 – 1727), Galileu Galilei (1564 – 1642) e Torricelli (1608 – 1647). Com o intuito de analisar o movimento em mais de uma dimensão, novos estudos foram realizados sobre o movimento dos corpos, por exemplo, orbitais e parabólicos.
Analisar o movimento em duas ou mais dimensões é, com certeza, mais trabalhoso e complexo. Entretanto é interessante estudar esse tipo de movimento uma vez que vários exemplos desta natureza estão presentes no dia a dia: o mais comum é no lançamento oblíquo de corpos. Esse movimento é estudado em um plano e para isso é necessária a decomposiçao vetorial do vetor posição nas coordenadas cartesianas x e y para facilitar o processo de análise e a determinação de variáveis, como velocidade, aceleração e deslocamento em função do tempo.
O experimento realizado no Laboratório de Física da UNIFEI contou com alguns aparatos para que a realização das medidas em duas dimensões fosse possível. Dentre os instrumentos utilizados estavam uma mesa de ar, um objeto redondo ("puck") que foi sujeito a acelerações proporcionadas por um lançador que arremessava esse objeto. A mesa de ar foi utilizada para minimizar o atrito entre o objeto e o plano da mesa.
A partir de tal experimento foi possível