Fisica Moderna
TRANSISTORES DE UNIJUNÇÃO
Lages – Agosto de 2013 gustavo luchtenberg, silvio MARTINS godinho, rodrigo zacharias
TRANSISTORES DE UNIJUNÇÃO
Trabalho apresentado ao Prof. Rui de Oliveira, Período Noturno, do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade do Planalto Catarinense.
Lages – Agosto de 2013
SUMÁRIO
Introdução_________________________________________________________4
Objetivo____________________________________________________________4
Constituição interna__________________________________________________4
Princípio de Funcionamento___________________________________________5
Características técnicas_______________________________________________5
Introdução
O transistor foi criado nos laboratórios da Bell Telephone em dezembro de 1947. A invenção desse componente é atribuída a três cientistas: Bradeen, Brattain e Shockley. O primeiro transistor surgiu por acaso durante estudos de superfícies em torno de um diodo de ponto de contato e seu nome foi derivado de suas características intrínsecas: "resistor de transferência" (transfer + resistor).
Em 1955 iniciou-se a comercialização do transistor de silício, com essa tecnologia o preço do transistor caiu já que o silício ao contrario do germânio, é mais abundante na natureza.
Transistor de unijunção (UJT) é um transistor que pode ser utilizado em osciladores de baixa freqüência, disparadores,estabilizadores, geradores de sinais, dentes de serra e em sistemas temporizados.
Objetivo
Explicar o princípio de funcionamento, dos transistores unijunção UJT e PUT, e sua aplicabilidade, por intermédio de circuitos osciladores de relaxação.
Constituição interna
Basicamente o transistor de unijunção é constituído por uma barra de material semicondutor do tipo N (de alta resistividade) com terminais nos extremos. Tais contatos não constituem junções semicondutoras, e assim, entre B2 (base 2) e B1