Fisica metodo experimental
3.1.Material utilizado: 1 esfera
1 cronômetro
1 equipamento de plano inclinado com ajuste angular regulável (figura 1)
3.2. montagem e execução do experimento 3.2.1. Montagem do plano inclinado:
Com todos os materiais necessários em mãos, foi dado o inicio do experimento do movimento retilíneo uniformemente acelerado no laboratório. Primeiramente foi lido o roteiro do experimento e em seguida o grupo verificou todos os materiais que iriam utilizar. Constatando que tínhamos todo o material que precisávamos demos inicio ao experimento. A primeira coisa a ser feita foi ajustar a rampa do equipamento utilizado em aproximadamente 2° (graus). A rigor em seguida precisaríamos dividir a rampa em quatro intervalos iguais marcando as posições denominadas de X0 a X4 distantes 0,10m entre se partindo do X0, porem esse quesito a ser seguido não foi realizado pelo grupo devido ao fato de que a rampa já se encontrava dividida. O grupo apenas verificou se todas as divisões se encontravam certas e fez o registro no roteiro do experimento.
3.2.2. Cálculos e registros
Dando continuidade ao experimento, determinamos o módulo do deslocamento que o móvel sofreu para ir da posição Xo ate a posição X4 e registramos na tabela 1 do roteiro.
Analisando a tabela 1, comprovamos que o deslocamento total ( ) foi dividido em quatro intervalos iguais. Em seguida colocamos a esfera na posição Xo e a abandonamos, medindo o tempo da posição Xo a X4 e em cada intervalo utilizando um cronômetro. Este procedimento foi realizado cinco vezes e registrado na tabelo 2 e 3.
A partir do diferencial do deslocamento e do diferencial do tempo, calculamos a velocidade média obtida pela esfera no intervalo de 0 a 4. A velocidade média encontrada foi de 0,144 m/s. Isto quer dizer que o móvel percorre 0,144 m a cada 1s.
Utilizando os dados da tabela 3, calculamos as velocidades médias em cada intervalo e