Fisica - Lançamento Horizontal
ANDERSON SELLER
DAVI GERALDO DA SILVA
ELI GONÇALVES
GUSTAVO UMBELINO DE SOUZA
ITALO IGOR LEONE
EXPERIMENTO DE FÍSICA – LANÇAMENTO DE PROJÉTEIS
Profº Gilberto Eidi
Marília – SP, Junho de 2014
SUMÁRIO
1. OBJETIVOS
3
2. MATERIAL UTILIZADO
3
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA (Lançamento de Projétil)
4
3.1 LANCAMENTO HORIZONTAL
5
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
6
4.1 PRIMEIRA PARTE (Esfera Maior)
7
4.2 SEGUNDA PARTE (Esfera Menor)
8
5. CONCLUSÃO
10
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
10
1. OBJETIVOS
Este experimento mostrará as propriedades do movimento em duas dimensões, através do lançamento horizontal de duas esferas. Depois de lançada, a força gravitacional faz com que apareça um componente vertical da velocidade. É exatamente isso que será abordado. Por meio de cálculos será determinada a velocidade de lançamento das esferas, quando abandonadas em uma rampa de lançamento e a velocidade de chegada das mesmas. Especificaremos quais fórmulas são necessárias para determinar sua velocidade, e para melhor visualização, usaremos tabelas.
2. MATERIAL UTILIZADO
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ( Lançamento de Projétil )
Uma partícula é lançada com velocidade inicial v0, segundo um ângulo em relação ao eixo horizontal (lançamento oblíquo), estando sob a ação da aceleração da gravidade, agindo verticalmente para baixo, impondo uma trajetória parabólica, resultante da composição de dois movimentos.
Sendo a velocidade uma grandeza vetorial, podemos decompô-la segundo os eixos x e y, com o intuito de estudarmos os movimentos separadamente. Com respeito a vertical, tem-se o movimento uniformemente variado e movimento uniforme segundo o eixo horizontal, visto que a aceleração da gravidade sendo vertical, não tem componente nesta direção. Em termos das componentes da velocidade inicial, percebe-se que: a componente de V0, na direção do eixo x é dada pela equação V0x = V0cosΘ;
a