Relatorio Fisica Experimental Lancamento Horizontal
A experiência realizada tem o intuito de determinar a componente horizontal da velocidade e a aceleração da gravidade. Para tal, utilizou-se do lançamento horizontal, pois este é composto de dois movimentos: um na vertical (y) e outro na horizontal (x). A componente da velocidade de um corpo na horizontal é constante, enquanto que a componente da velocidade na vertical varia. Portanto, no eixo y (vertical), o corpo sofre ação da gravidade.
II) Material Utilizado:
1. Fio de prumo;
2. Micrometro;
3. Régua;
4. Esfera;
5. Rampa;
6. Papel carbono;
7. Folha branca.
III) Procedimento:
Primeiramente, montou-se um sistema de forma que a esfera fosse abandonada de uma determinada altura (y₀) – e essa tem de ser a mesma em todas as medições realizadas para minimizar os erros experimentais – compondo um lançamento horizontal. No chão, colocou-se papel carbono com uma folha branca em cima a fim de que se pudesse medir o alcance da esfera, pois ao tocar o chão, esta deixa uma marca, o que facilita a medição. A distância – que será medida pela fita métrica - entre a marca deixada pela esfera e a mesa - é o alcance. Esta medição teve auxílio do fio de prumo, que ficou posicionado de forma que a distância entre o local onde a esfera tocou é medido sempre em relação ao local onde ele estava posicionado (perto da mesa).
O sensor óptico (preparado no modo GATE) ficou na posição inicial da esfera, de modo que pudesse medir o tempo que esta leva para realizar esse percurso. Quando este começa a medir o tempo, a esfera já possui velocidade em ambos os eixos. Após montado o sistema, mediu-se o tamanho efetivo da esfera, que é verificado a partir do momento em que o sensor acende com a presença dela. Ela, ao percorrer o equivalente ao seu comprimento, parou quando o sensor óptico apagou. Essa distância percorrida é o tamanho efetivo da esfera (∆d). Nesse experimento, o tamanho efetivo da esfera correspondeu a 0,0210 m. O