Fisica experimental
Materiais:
Dinamômetro de 2 N
Cilindro de Arquimedes
Lançador Horizontal
Régua milimetrada 30 cm
Papel Carbono
Bola de Metal
Teoria:
Quando uma bola é chutada em uma partida de futebol, podemos observar que ela realiza um movimento parabólico. Esse movimento é chamado de lançamento oblíquo.
Considere um corpo sendo lançado a partir do solo, formando um ângulo x com a horizontal, com velocidade inicial v0. Desprezando as forças dissipativas, o corpo fica sujeito apenas à ação da gravidade, descrevendo uma trajetória parabólica.
Movimento Horizontal
Assim como no Lançamento Horizontal, o movimento na direção do eixo x, no lançamento oblíquo, é uniforme, pois a velocidade é constante. Portanto, a função horária do movimento horizontal é: x = vx.t
A distância horizontal percorrida pelo corpo desde o lançamento é chamada alcance máximo. Podemos determinar o alcance máximo pela equação:
Para determinar a posição do móvel em relação à horizontal temos que determinar a componente da velocidade inicial v0 na direção do eixo x. O módulo da velocidade na direção do eixo x é: vx = v0 . cos O
Movimento Vertical
O movimento vertical está sob a ação da gravidade, isso implica que o movimento é uniformemente variado e a velocidade vy diminui à medida que a altura em relação ao solo aumenta.
O componente da velocidade inicial na direção do eixo y é:
v0y = v0 . sen0
As funções horárias do movimento vertical são:
Função horária do espaço y = v0yt + gt2
Função horária da velocidade vy = v0y + gt
Equação de Torricelli vy2 = v0y2 + 2gy
A altura máxima pode ser calculada usando a equação:
Após atingir a altura máxima, o corpo move-se em queda livre sob ação da gravidade, e sua velocidade aumenta com o tempo.
Bibliografia:
http://www.brasilescola.com/fisica/lancamento-obliquo.htm
DESENVOLVIMENTO
- Cálculos:
- Velocidade de Saída e Ângulo Cateto a = 230mm = 0,23 m