Fisica experimental
Professor Dr. Paulo César de Camargo
Prática 2 – Densidade de Sólidos
12/09/2014
Grupo - Felipe Leonardo Rafael
RESUMO
Tinhamos como objetivo a determinação da densidade de um sólido tanto pelo método visual quanto pela realização do MMQ para posterior comparação entre ambos. Realizamos 7 medições em 3 peças de um metal de tamanhos diferentes, medindo volume e massa. Propagamos incerteza na medida do volume nas 7 medições realizadas. Construímos um gráfico linear no papel milimetrado com cálculo do degrau para que se obtivesse um preenchimento de no mínimo 75% da área disponível para o gráfico.
OBJETIVOS
-Determinar a densidade de um material a partir de varias amostras, através de métodos gráficos.
-Desenvolver estratégias experimentais que minimizam as incertezas associadas as medições de volume e massa.
-Aplicar aos resultados representados graficamente os critérios para o ajuste da reta mais provável: o método visual e o método dos mínimos quadrados para a determinação dos coeficientes da melhor reta de gráficos lineares.
-Comprovar a consistência entre os métodos usados.
MATERIAL UTILIZADO
Peças metálicas de um mesmo material, proveta graduada, água, balança e papel milimetrado.
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS
Foi dado 3 peças de metal, com volume e massa crescente. Chamemos de A a menor peça, de B a segunda e de C a maior. Para a medição do volume foi colocado 40ml de agua em uma proveta com capacidade para 100ml, com incerteza de +-0,5ml. A incerteza da massa é fixa e vale 0,3g. Segue a Tabela 1, com os valores de massa e volume, com suas respectivas incertezas propagadas. Fórmulas utilizadas para se obter os valores se encontram no apêndice.
Tabela 1 - Massa e Volume das amostras
Peça(s)
Massa (g)
Volume (ml)
A
15,6 +/- 0,3
6,0 +/- 0,7
A + B
51,3 +/- 0,3
19,0 +/- 0,7
A + B + C
127 +/- 0,3