fisica experimental
Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET)
Engenharia Química
CET 788- Física Experimental I
2014.1
Colisões
Natan Brito
Max Silva
Ilhéus, BA
Junho de 2014
Universidade Estadual de Santa Cruz
Colisões
Ilhéus, BA
Junho de 2014
1.Introdução: Colisão é a interação entre dois ou mais corpos, com mútua troca de momento linear e energia. O choque entre bolas de bilhar é um exemplo, o movimento das bolas se altera após a colisão, elas mudam a direção, o sentido e a intensidade de suas velocidades. Em física procura-se saber o comportamento dos corpos após a colisão. Para isto são usadas as leis de conservação de energia cinética e momento linear, conforme o tipo de colisão elástica ou inelástica, no caso do experimento em questão são as duas formas de colisão que estudaremos.
1.1 Colisão Elástica Consideremos uma colisão frontal simples de dois corpos de massas diferentes, formando um sistema de dois corpos seja fechado e isolado, no qual não há entrada ou saída de massa e nenhuma força externa resultante agindo sobre o sistema. Se a Energia Cinética do sistema for a mesma antes e depois da colisão, esta colisão é chamada de colisão elástica. O Momento Linear desse sistema é sempre conservado em uma colisão, seja a colisão elástica ou não.
1.1.1 Demonstração esquemática de uma Colisão Elástica
1.2 Colisão inelástica
Colisões inelásticas são aquelas onde não ocorre conservação de energia mecânica, mas somente momento linear. Após o choque ambos os corpos seguem juntos, como um único corpo com a massa igual à soma das massas de todos os corpos antes do choque. A Figura 1.2.1 ilustra esta colisão para dois corpos.
1.2.1 Demonstração esquemática de uma colisão inelástica
2. Objetivos
• Analisar processos de colisões em sistemas de partículas;
• Analisar a conservação do momento linear em diversos processos de colisão,