dilatação linear
Universidade Estácio de Sá, Niterói RJ
Física experimental II
RESUMO
Dilatação térmica é o aumento do volume de um corpo ocasionado pelo aumento de sua temperatura, gerando um grau de agitação de suas moléculas e consequente aumento na distância média entre as elas. Isso ocorre em sólidos, líquidos e gases.
1. INTRODUÇÃO
Para realizar o experimento utilizou-se um gerador de vapor, um dilatômetro linear, um tubo de borracha, uma tampa, um termômetro digital, régua pra medir o comprimento inicial, um bastão de cobre, latão e de ferro.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Quando os corpos são submetidos a uma variação de temperatura eles dilatam após serem aquecidos e se contraem quando tem a sua temperatura reduzida, ou seja, sofrem aumento ou diminuição nas suas dimensões.
A dilatação linear é aquela em que ocorre variação em apenas uma dimensão, ou seja, o comprimento do material o ΔL, será diretamente proporcional à variação de temperatura por ela sofrida ΔT. A variação do comprimento vai depender do material do objeto.
2.1 FÓRMULAS UTILIZADAS
Formula de variação de temperatura: (1)Formula de dilatação linear: (2)
Formula de temperatura: (3)
3. DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO
Inicialmente foi medido o comprimento inicial da barra, em seguida foi montado o equipamento ligando o gerador de vapor e o termômetro digital e foi posicionada a barra de ferro / cobre / latão, em seguida foi observado a temperatura quando o relógio comparador muda.
Nesse experimento foi observada a temperatura inicial do sistema e a temperatura final depois que o vapor passa no dilatômetro linear. Foi também notado a variação do comprimento.
Com os dados obtidos foi calculado o α com a formula posteriormente foi comparado com o α tabelado.
Tabela de valores do experimento
O α encontrado no laboratório foi bem próximo do α tabelado.
1-