fisica experimental 3
Esta prática tinha como função passar conhecimento a respeito do uso sobre o voltímetro e o amperímetro. Para isso utilizamos os equipamentos para identificar se os elementos eram lineares ou não. Utilizou-se a lei de ohm para isso, aplicando-a nos dados da resistência, de uma lâmpada, de um resistor e de um LED, todos, obtidos em função da tensão e da corrente. Concluiu-se que o resistor era de fato um elemento linear, de forma contrário o LED e a lâmpada eram não lineares. No experimento utilizamos alguns objetos para funções distintas:
-Resistor:
Os resistores são encontrados em diversos aparelhos eletrônicos como, por exemplo, televisores, rádios e amplificadores. Um resistor pode ser definido como sendo um dispositivo eletrônico que tem duas funções básicas: ora transforma energia elétrica em energia térmica (efeito joule), ora limita a quantidade de corrente elétrica em um circuito, ou seja, oferece resistência à passagem de elétrons.
-Lâmpada incandescente: é um condutor de resistência variável, seu funcionamento consiste na passagem de uma corrente elétrica por um filamento, na forma de espira, cuja resistência elétrica apresenta alto valor. Essa passagem de corrente elétrica pelo filamento provoca um aquecimento e, devido ao alto valor da temperatura, o fio passa a brilhar, gerando a luz.
-Diodo Emissor de Luz (LED):
Lâmpadas elétricas são dispositivos que emitem luz ao serem aquecidos. Podem ser incandescentes ou acesas por LED (diodos emissores de luz).
LEI DE OHM A lei de ohm firma que, para um condutor mantido à temperatura constante, a razão entre a tensão entre dois pontos e a corrente elétrica é constante. Essa constante é denominada de resistência elétrica. Quando essa lei é verdadeira num determinado condutor mantido à temperatura constante, este denomina-se condutor ôhmico. A resistência de um dispositivo condutor é dada pela fórmula:
ou
onde: é a diferença de potencial elétrico (ou