fisica experimental 3
Relatório do Experimento 1
Eletrostática
Vídeo no Youtube
Entregar até o dia 22/08/2014
Componentes: Thiago Carlos, Hingrid Ximenes, Anik Figueiredo, Matheus Peliciari, Kaymmy Grossi, Amanda Lima.
Introdução O estudo sobre eletrostática parece ser recente, mas a historia mostra que esse fenômeno da física é estudado a milhares de anos com o exemplo de Tales de Mileto a percebe que após atrita o âmbar ele era capaz de atrair pequenos fragmentos de palha que já tentava verificar a existência de carga elétrica. Após esse um medico inglês William Gilbert foi responsável por um livro onde chamava a Terra de grande imã e que existiam mais matérias que após o atrito tinham capacidade de atrair outros. Mas talvez uma das mais relevantes descobertas que podem ser inclusas no rol da eletrostática, destaca-se a da relação da carga do elétron com sua massa, realizada por Robert Andrews Millikan (1868 – 1953).
Desenvolvimento
Ao se falar de eletrostática é necessário entender que para que possa haver eletricidade é preciso que um corpo atraia o outro. E um corpo sem eletricidade é considerado neutro. Com isso a eletrostática mostra que quando dois corpos quando possui a mesma carga eles se repulsarão, já quando eles possuem cargas diferentes elas sofrem atração. Que também pode ser fundamentada pela terceira lei de Newton onde quando os corpos estão sofrendo repulsão, com a força aplicada em um corpo será a mesma aplicada no outro, ou seja:
REPULSÃO
F1 - - F2 F1 + + F2
F1=F2 (AÇÃO E REAÇÃO)
ATRAÇÃO
F1 + - F2
Portanto para provar que um corpo está eletrizado é necessário que ele possua um numero total de prótons diferente de um numero total de elétrons, que pode determinar se esse corpo possui carga negativa ou positiva visto com esquema abaixo: