RELATORIO DE FISICA EXPERIMENTAL 3
Telefone: (38) 3841-7000 – Fax: (38) 3841-7009
ELETRIZAÇÃO POR CONTANTO – PÊNDULO
CAMPO ELÉTRICO DE UMA PLACA
27 de fevereiro de 2015
Disciplina: Física Experimental III Licenciatura em Física 5° período
Acadêmica: Patrícia Alves Da Silva
INTRODUÇÃO
Os processos de eletrização ocorrem na natureza constantemente e, muitas vezes, tais fenômenos passam despercebidos por nós. O fenômeno da eletrização consiste na transferência de cargas elétricas entre os corpos, e essa transferência pode ocorrer por três processos conhecidos: por atrito, por contato e por indução. O presente relatório destaca sobre a eletrização por contato em um pêndulo.
O que é eletrização por contato?
Na eletrização por contato os corpos ficam com a mesma distribuição superficial de cargas elétricas. Isto significa que se os corpos forem semelhantes, eles terão a mesma carga elétrica. Conforme a figura 1, o corpo eletrizado transfere cargas elétricas ao corpo neutro, o que ocorre devido à força natural da distribuição de cargas elétricas por dois ou mais materiais condutores.
Figura 1: Eletrização por contato
Conceito de Campo Elétrico
Campo elétrico é o campo de força provocado por cargas elétricas ou por um sistema de cargas, que estão sujeitas a uma força elétrica. Em geral ocorrendo em certa região do espaço, chamado de campo elétrico. As grandezas físicas que dão origem aos campos são chamadas de fontes do campo. Em corpos eletrizados, o campo que é considerado é o elétrico que tem como fonte a carga elétrica.
Um campo elétrico é o campo de força provocado por cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por um sistema de cargas. Cargas elétricas num campo elétrico estão sujeitas a uma força elétrica. A fórmula do campo elétrico é dada pela relação entre a força elétrica F e a carga de prova q: Vetor campo elétrico
O campo elétrico é uma grandeza vetorial, portanto é