fisica 3
Supor que o pó (produto) de sua empresa esteja carregado negativamente e passando por um cano cilíndrico de plástico de raio R= 5,0 cm e que as cargas associadas ao pó estejam distribuídas uniformemente com uma densidade volumétrica ρ. O campo elétrico E aponta para o eixo do cilindro ou para longe do eixo? Justifica
RESPOSTA:
O campo elétrico E aponta para o eixo do cilindro, pois por conversão, as linhas de força tem a mesma orientação do vetor campo elétrico e campos gerados por cargas elétricas negativas tem linhas de forças convergentes.
Passo 3 (Equipe)
Escrever uma expressão, utilizando a Lei de Gauss, para o módulo do campo elétrico no interior do cano em função da distância r do eixo do cano. O valor de E aumenta ou diminui quando r aumenta? Justificar. Determinar o valor máximo de E e a que distância do eixo do cano esse campo máximo ocorre para Q = 1,1 x 10⁻³ C/m3 (um valor típico).
Q=1,1x10⁻³ C/m³
R=0,05m
V= E.2π.r.h
Qenv=ρ.h. π.r²
Ε0. V = qenv
O campo elétrico dentro do cano varia linearmente com a distância r, quando r aumenta o campo elétrico diminui.
Passo 4 (Equipe)
Verificar a possibilidade de uma ruptura dielétrica do ar, considerando a primeira condição, ou seja, o campo calculado no passo anterior poderá produzir uma centelha? Onde?
R= Sim haverá a produção de uma centelha. O valor calculado mostra que ocorrerá uma ruptura dielétrica e como o pó esta carregada negativamente e passando por um cano cilíndrico, ou seja, a carga é negativa no núcleo.
Passo 4
Verificar a possibilidade de uma explosão, considerando a segunda condição, ou seja, a energia da centelha resultante do passo anterior ultrapassou 150 mJ, fazendo com que o pó explodisse?
RESPOSTA:
Não haverá explosão, pois a energia potencial encontrado foi de 4.9mj e para ocorrer centelha é necessária uma energia potencial de 150mj, ou seja, a energia potencial encontrada é menor que a energia necessária para o centelhamento