nany
Extensão territorial: 184.050 km².
Localização: Oriente Médio.
Capital: Damasco.
Governo: República presidencialista (ditadura militar desde 1970).
Divisão administrativa: 14 distritos.
Idiomas: Árabe (oficial), curdo.
População: 21.906.156 habitantes.
Densidade demográfica: 119 hab/km².
Taxa média anual de crescimento populacional: 3,2%.
Taxa de mortalidade infantil: 15 óbitos a cada mil nascidos vivos.
Esperança de vida ao nascer: 73,9 anos.
Analfabetismo: 17%.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,589 (médio).
Moeda: Libra síria.
Produto Interno Bruto (PIB): 55,2 bilhões de dólares.
Brtasil escola
O conflito
A Síria está atravessando um período bastante turbulento com o crescimento das revoltas contra o governo de Bashar al-Assad. Mesmo com as sanções impostas pela ONU, o presidente sírio não abre mão do poder e a escalada de violência aumenta a cada dia.
Desde o início dos protestos sociais em março de 2011, a Síria atravessa um momento de grave tensão social. A maioria da população corresponde aos sunitas, divisão do islamismo que abrange cerca de 90% dos islâmicos do mundo. O presidente sírio Bashar al-Assad pertence à seita islâmica alauita, uma vertente dos xiitas. Os alauitas podem ser considerados como a elite econômica e política da Síria, possuindo também uma posição privilegiada nas forças armadas. O governo sírio é apoiado pelo Irã, país de maioria xiita e que é declaradamente opositor à dominação geopolítica do ocidente na região. Recebe também grande influência do grupo xiita Hezbolah, milícia islâmica que luta pela criação de um Estado palestino e que recentemente assumiu o poder no vizinho Líbano.
Bashar al-Assad chegou à presidência no ano de 2000 após o falecimento de seu pai, Hafez al-Assad, prometendo uma série de reformas que nunca foram realizadas. O partido Ba’ath governa a Síria desde 1963 e pouco tempo depois que chegou ao poder impôs censura à imprensa e decretou um Estado de Emergência,