Trab Prod &Oper Just In Time
Surgiu no Japão em meados da década de 70, desenvolvido pela Toyota Motor Company. È caracterizado por ser um sistema de “puxar” a produção a partir de demanda, produzindo em cada estágio somente o que é necessário, ficou conhecido no ocidente com o sistema Kanban que é o nome dado aos cartões utilizados para autorizar a produção e a movimentação de itens.
Objetivos:
O JIT tem como objetivos operacionais fundamentais a qualidade e a flexibilidade, e suas metas de gestão são a melhoria continua e o ataque incessante aos desperdícios, isso ocorre de maneira integrada. A perseguição desses objetivos dá-se através de um mecanismo de redução de estoques os quais tendem a camuflar os problemas do processo produtivo, como:
Problemas de qualidade: quando alguns estágios do processo de produção apresentam problemas de qualidade, os estoques, colocados entres estes estágios e os posteriores permite que estes últimos posam trabalhar continuamente, sem sofrer interrupções.
Problemas de quebra de maquina: quando uma maquina passa pro problemas de manutenção os estágio posteriores do processo que são alimentados por ela teriam que parar, casso não houvesse estoque suficiente para que o fluxo de produção continuasse.
Problemas de preparação de máquinas: Quando uma máquina processa operação em mais de um componente ou item é necessário prepara-la a cada mudança de item a ser processado.
Como se vê, o estoque funciona como um investimento necessários quando problemas como citados estão presentes no processo produtivo. O objetivo da filozofia JTI é reduzir os estoques de maneira que os problemas fiquem visíveis e possam ser eliminados através de esforços concentrados e priorizados. A medida que estes problemas vão sendo eliminados reduzem-se mais e mais os estoques, buscando-se continuamente novos problemas escondidos.
Com essa pratica o JIT visa fazer com que o sistema produtivo alcance melhores indeces de qualidade, m,aior confiabilidade de seus