Democracia e Meristocracia
455 palavras
2 páginas
- CIÊNCIAS POLÍTICAS – O Estado Nação moderno é a síntese da representatividade democrática e do mérito científico e tecnológico. Qual Função (Legislativa, Executiva ou Judiciária) é mais Democrática e qual é mais Meritocrática?
Poder Judiciário: É exercido pelos juízes e possui a capacidade e a vantagem de julgar, de acordo com as regras constitucionais e leis criadas pelo poder legislativo.
Dentre os poderes que compõem a República brasileira, cabe ao poder Judiciário interpretar as leis elaboradas pelo Legislativo e promulgadas pelo Executivo. Ele deve aplicá-las em diferentes situações e julgar aqueles cidadãos que, por diversos motivos, não as cumprem.
A função do Judiciário é garantir e defender os direitos individuais, ou seja, promover a justiça, resolvendo todos os conflitos que possam surgir na vida em sociedade.
As responsabilidades e a estrutura desse poder são determinadas pela principal lei do país, a Constituição Federal. E todos os cidadãos têm o direito de solicitar que o Judiciário se manifeste, de maneira a resolver conflitos de interesse ou punir aqueles que não cumprem as leis.
Portanto é o mais meritocrático, devido ao alto grau de dificuldade que se encontra essa pessoa natural até chegar ao patamar de um juiz; o mesmo precisou estudar e se dedicar incontáveis horas, o que culminou no conhecimento necessário para que o indivíduo pudesse chegar a ocupar um cargo deste escalão, ou seja, chegou com méritos.
Poder legislativo: Poder do Estado que compreende um órgão ou um grupo de órgãos pertencentes ao próprio Estado, porém independentes dos outros poderes. O poder legislativo é representado pelos legisladores, homens que devem elaborar as leis que regulam o Estado. O objetivo do poder legislativo é elaborar normas de direito de abrangência geral ou individual que são aplicadas a toda sociedade, com o objetivo de satisfazer os grupos de pressão, a administração pública, a sociedade e a própria causa.
Entre as funções elementares do