fisica 1
Nos experimentos desse relatório os conceitos utilizados serão: o movimento retilíneo uniforme (M.R.U), movimento uniformemente variado (M.U.V) e queda livre. A partir dessa temática iniciaremos o processo de coletar os resultados reais obtidos através dos equipamentos no laboratório relacionados a velocidade, o tempo e o espaço. Em seguida executaremos a montagem dos componentes que servirão de base para a tomada de seus tempos de acordo com os movimentos realizados, fornecendo seus respectivos dados, que servirão de base para análise de estudo da Cinemática.
Ainda neste trabalho serão utilizados recursos manuais a fim de demonstrar em gráfico os dados obtidos dos respectivos experimentos que envolveram o citado conteúdo. Ressaltamos ainda que os dados dos experimentos estarão representados com as respectivas notações cientifica de acordo com o Sistema Internacional.
Seção 1: Experimento 1 – Movimento Retilíneo Uniforme
1.1. OBJETIVO
Este experimento tem como objetivo a determinação do módulo da velocidade escalar e da aceleração do móvel e ainda rever os conceitos básicos relacionados a movimentos, tais como: posição, velocidade e aceleração, e obter a dependência da posição em função do tempo do movimento MRU.
1.2. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
O Movimento Retilíneo Uniforme é caracterizado por sua trajetória ser em uma linha reta e Movimento Uniforme quando a velocidade escalar do corpo é constante em qualquer instante de tempo ou intervalo de tempo, ou seja, o corpo percorre distâncias iguais em tempos iguais. De certa forma podemos definir o Movimento Retilíneo Uniforme com uma velocidade instantânea constante, que decorre da definição que a velocidade escalar média é constante.
A função horaria que define o MRU é dada por: s = s0 + v * t
Um Movimento Retilíneo uniforme é regido pela primeira lei de Newton que diz: Um corpo permanece no seu estado de repouso ou movimento retilíneo uniforme (MRU), a menos que seja obrigado