Firefox OS
Robert Nyman, evangelista técnico da Mozilla, publicou recentemente um post abordando um pouco da história e lançamento do Firefox OS, desde o anúncio do Boot to Gecko até o momento que surge o Firefox OS; e o estado atual para desenvolvimento e simulação de aplicações.
Em 2011, a Mozilla anunciou o projeto Boot to Gecko (B2G) com o objetivo de criar um sistema operacional completo utilizando as tecnologias abertas da web. A arquitetura do B2G eliminaria a necessidade de utilizar APIs especificas do sistema operacional e permite o desenvolvimento de aplicações usando HTML5.
Durante o desenvolvimento do projeto B2G muitas coisas foram removidas e seu foco foi redefinido. Um dos objetivos do B2G era criar um projeto realmente aberto, portanto desde o primeiro dia o repositório do projeto já estava disponível no GitHub. Nyman comentou:
Na Mozilla acreditamos que podemos fazer um dispositivo completamente aberto, permitindo que qualquer um possa contribuir, pagar, e também inspirar e influenciar outras pessoas na área móvel a fazerem mais dispositivos abertos e poderosos com a Open Web e com preços a um nível realista.
O B2G tornou-se o codinome do Firefox OS porque segundo Nyman:
A ideia do Firefox OS é desenvolver uma plataforma móvel que é completamente aberta, e que disponibiliza muitas possibilidades para os desenvolvedores, parceiros e finalmente os consumidores.
O Firefox OS permitirá que os desenvolvedores utilizem seus conhecimentos sobre desenvolvimento web para criar aplicações, não necessitando aprender uma linguagem especifica para o sistema operacional.
Com o Firefox OS, o objetivo não é fazer os desenvolvedores aprenderem algo do zero, mas sim utilizar e reutilizar as tecnologias existentes da Open Web.
A figura a seguir apresenta a arquitetura do Firefox OS. Esta arquitetura é composta por uma camada da infraestrutura feita pelo Gonk contendo um kernel linux e as bibliotecas de baixo nível; o Gecko