Firefox Os
FIREFOX OS:
Em 2011, a Mozilla anunciou o projeto Boot to Gecko (B2G) com o objetivo de criar um sistema operacional completo utilizando as tecnologias abertas da web. A arquitetura do B2G eliminaria a necessidade de utilizar APIs (Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicativos) específicas do sistema operacional e permite o desenvolvimento de aplicações usando HTML5. Durante o desenvolvimento do projeto B2G muitas coisas foram removidas e seu foco foi redefinido. Um dos objetivos era criar um projeto realmente aberto, portanto desde o primeiro dia o repositório do projeto já estava disponível no GitHub.
A ideia do Firefox OS é desenvolver uma plataforma móvel que é completamente aberta, e que disponibiliza muitas possibilidades para os desenvolvedores, parceiros e finalmente os consumidores. Permitirá que os desenvolvedores utilizem seus conhecimentos sobre desenvolvimento web para criar aplicações, não necessitando aprender uma linguagem específica para o sistema operacional, mas sim utilizar e reutilizar as tecnologias existentes da Open Web.
2. FIREFOX OS:
PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS
O Firefox OS é um sistema operacional livre, desenvolvido pela Mozilla baseado no navegador da web Firefox. O sistema operacional é desenvolvido especialmente para os dispositivos móveis, inclusive os modelos mais simples, os featurephones. No Brasil, o software já é utilizado nos aparelhos Alcatel One Touch Fire e o LG Fireweb. O software começou a ser comercializado em julho de 2013, e por conta da sua parceria com a empresa Telefônica Digital, a distribuição do sistema operacional será focada no Brasil. Existem 3 tipos de Aplicativos no Firefox OS: Host App, Packaged App e Hybrid App. Os Host App's ou “Aplicativos Hospedados” são os tipos mais simples de aplicativo que pode ser encontrado. Os PACKAGED APP's ou “Aplicativos Empacotados” consiste em criar um arquivo ZIP contento todos os arquivos estáticos do aplicativo (HTML,