Finura de cimento
Este ensaio tem por objetivo determinar a finura do cimento, fundamentado na NBR 11579.
Segundo Bauer (2011), a finura do cimento é uma noção relacionada com o tamanho dos grãos do produto. Pode ser definida de duas maneiras diferentes: pelo tamanho máximo do grão, e pelo valor da superfície específica.
Bauer (2011) diz ainda que, o aumento da finura melhora a resistência, particularmente a resistência da primeira idade, diminui a exsudação e outros tipos de segregação, aumenta a impermeabilidade, a trabalhabilidade e a coesão dos concretos e diminui a expansão em autoclave.
2. Materiais e Métodos
• Cimento tipo CPII E32 da marca Tupi
• Balança com respectivos pesos;
• Peneira de malha 0,075 mm (peneira 200);
• Pincel de cerdas macias.
Inicialmente, pesou-se 50 g do cimento a ser analisado. Esse material foi colocado na peneira de malha 0,075 mm com seu respectivo fundo.
Fez-se o processo de peneiramento do cimento, espalhando todo o material por igual na tela da peneira para facilitar o peneiramento. Esse processo foi realizado através de movimentos na direção horizontal, sendo a peneira constantemente girada de forma que todo o material fosse peneirado. Este processo teve duração de 5 minutos.
Depois, colocou-se a tampa no conjunto e imprimiu-lhe um peneiramento contínuo, estando a peneira ligeiramente inclinada, dando-se cerca de 25 golpes com um bastão, para desprender os grãos. Retira-se a tampa e dá-se o peneiramento novamente, por mais 20 minutos.
Realizado esse processo, retirou-se o material retido na peneira, limpando-a com o pincel de forma não perder material pesando-se o cimento em seguida.
Todos os procedimentos descritos acima foram repetidos até que o peso do cimento que passou na peneira registrou um valor inferior a 0,05 g.
3. Resultados
Depois do peneiramento, recolhe-se o material retido na peneira, para que seja determinada a sia massa (R) e seja calculado o índice de finura (F), pela