módulo de finura do cimento
ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA (EST)
COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL
MÓDULO DE FINURA DO CIMENTO CP I–S
MANAUS/AM
ABRIL/2014
MÓDULO DE FINURA DO CIMENTO CP I–S
Trabalho apresentado no curso de graduação à Universidade do Estado do Amazonas, Escola Superior de Tecnologia, curso de Engenharia Civil, orientado pela professora Doutora Valdete dos Santos.
MANAUS/AM
ABRIL/2014
RESUMO
O cimento é composto de clínquer e de adições que distinguem os diversos tipos existentes, conferindo diferentes propriedades mecânicas e químicas a cada um. As adições também são ou não utilizadas em função de suas distribuições geográficas. Para a obtenção das características físicas e químicas do cimento é preciso que se faça alguns processos laboratoriais. O processo experimental é o modo racional e otimizado de se avaliar os fenômenos ocorrentes do meio natural e possibilita, acima de tudo, analisar seus comportamentos. Nesse relatório estão compilados os processos experimentais do módulo de finura do cimento CP I-S. O índice de finura do cimento é o grau da porcentagem de grãos menores que passam pela peneira 0,075 mm. Significa que quanto mais finos tiver o cimento melhor será a sua reação e a resistência mecânica. A metodologia empregado para a realização do ensaio foi seguida rigorosamente pela norma da Associação Brasileira de Normas (ABNT), NBR 11579, supervisionada por um professor laboratorista capacitado para tal ato e realizado no laboratório de Engenharia Civil da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) localizado na Escola Superior de Tecnologia (EST).
Palavras-chave: cimento; módulo de finura; UEA; CP I-S; laboratório.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO A Engenharia Civil é o ramo da engenharia que projeta, gerencia e executa obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e