Finura do cimento
DETERMINAÇÃO DA FINURA DO CIMENTO PORTLAND: NBR 11579 MB 3432 POR MEIO DA PENEIRA
Goiânia
2012
INTRODUÇÃO:
Neste ensaio determinaremos o índice de finura do cimento, que é caracterizado pelo material retido na peneira 200, expresso em porcentagem de massa. O resultado do ensaio é o valor obtido em uma única determinação.
Reprodutibilidade - A diferença entre dois resultados individuais e independentes, obtidos por dois operadores, operando em laboratórios diferentes a partir de uma mesma amostra submetida ao ensaio, não deve ultrapassar 0,8% em valor absoluto.
Este ensaio tomou como norma referencial a NBR 11579 MB 3432 determinação da finura do cimento portland: por meio da peneira, a qual prescreve o método de ensaio a determinação da finura de cimento portland com o emprego da peneira 75 µm (nº200), pelos procedimentos manuais e mecânico. É determinada a porcentagem, em massa, de cimento cuja dimensão de grãos é superiores a 75 µm (fração retida).
MATERIAIS UTILIZADOS:
Balança
Cimento
Cronômetro
Flanela
Pincel
Cápsula
Peneira de malha nº 200 mm
Tampa
Fundo
PROCEDIMENTOS:
A peneira deve estar seca, limpa e encaixada no fundo. Com a cápsula de numero 19 disposta sobre a balança efetuando a pesagem 50g de cimento, colocando toda amostra na peneira de número 200, já acoplada ao fundo, efetua-se um peneiramento durante 5 minutos para retirada quase que completa das partículas extremamente finas. Posteriormente descartar a amostra passante limpar o fundo com a flanela, acoplá-la a peneira é tampar, promovendo movimentos suaves de vaivém horizontal com os pulsos durante 20 minutos, girando o conjunto de forma que o cimento deve movimentar-se de maneira que fique uniformemente espalhado sobre toda a superfície da tela.
Retira-se a tampa, promover golpes suaves no rebordo externo da peneira, para desprender as partículas aderidas à