Finanças
Por meio do planejamento financeiro as metas estabelecidas para o crescimento de uma empresa atingem resultados satisfatórios. Segundo Gitman (2002), Planejamento Financeiro é um aspecto importante das operações da empresa, porque ele mapeia os caminhos para guiar, coordenar e controlar as ações da empresa para atingir seus objetivos. É o planejamento realizado em dois momentos, em longo prazo, que guiam a formulação de planos e orçamentos, feito para períodos de 2 a 5 anos, e em curto prazo, que geralmente implementam os objetivos estratégicos da empresa a longo prazo.
A demonstração do resultado do exercício (DRE) oferece uma síntese financeira dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em certo período. Embora sejam elaboradas anualmente para fins de legais de divulgação, em geral são feitas mensalmente para fins administrativos e trimestralmente para fins fiscais.
Conforme Zdanowicz (1992) o fluxo de caixa é o instrumento que permite ao administrador financeiro: planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros de sua empresa para um determinado período Esse controle é útil tanto quando a empresa está crescendo e aumentando suas atividades quanto no momento em que apresenta prejuízo, tornando mais fácil a visualização de problemas que estão levando a esse prejuízo. Assim, a administração financeira ganha importância no sentido de auxiliar os administradores a tomarem decisões, tanto no que se refere aos financiamentos, quanto a investimentos.
O valor presente líquido é uma função utilizada na análise da viabilidade de um projeto de investimento, sendo que o Pay Back é uma das técnicas de análise de investimento mais comuns que existem., consistindo em umas das alternativas mais populares ao VPL. Sua principal vantagem em relação ao VPL consiste em que a regra do Pay Back leva em conta o tempo do investimento e consequentemente é uma metodologia mais apropriada para ambientes com risco elevado.