Finanças
Mestrado em Contabilidade e Finanças
Unidade Curricular: Finanças Empresariais
Docente: Professor Doutor António Mourão Lourenço
Discentes: Clara Sofia Inácio
Eduardo Reis
Luís Vieira Dias
Patrícia Isabel Ferreira
Nº 110151029
Nº 110151022
Nº 110151018
Nº 110151028
INTRODUÇÃO: Este é um trabalho para avaliação, no âmbito da disciplina de
Finanças Empresariais e que consta da análise de um artigo científico, devidamente aprovado pelo Professor Doutor, António Morão Lourenço. O tema por nós escolhido foi o seguinte: “A Identificação de preferências e atributos relacionados à estrutura de capital em pequenas empresas”. A nossa escolha teve a ver com o interesse que o tema desperta, especialmente numa época de crise em que a constituição de pequenas empresas pode ser uma das soluções de emprego. Passamos de seguida à análise dos pontos referenciados pelo docente da cadeira, como o guião de respostas pretendido.
1.OBJETIVOS:
Este artigo pretende compreender o posicionamento das pequenas empresas frente às decisões de estrutura de capital, tendo os seguintes objetivos:
Identificação do padrão de financiamento atual de empresas de capital fechado;
Identificação do processo de escolha do financiamento tendo em conta os factores relacionados ao endividamento (prazo, carência, custo, garantias, instrumento de captação desejado / preferível p/ cada gestor)
Identificação da relação entre os financiamentos atuais e as características das empresas e dos seus gestores.
2.AUTORES DE REFERÊNCIA: Para fundamentar o seu estudo empírico o autor identificou alguns eixos teóricos, os quais utiliza para fundamentar e proceder à comparabilidade. Modigliani e Miller (1958 e 1963), que sob a premissa de mercados perfeitos, propõem a irrelevância da estrutura de capital para o valor da empresa.
Diversos autores efectuam reflexões críticas sobe estrutura de capital, e de