Finanças
A finança nasceu nos anos de 1950 e pode ser definida como a arte e a ciência de gerenciamento e utilização de recursos ao longo do tempo. Desde então, esta área tem ultrapassado muitas outras das mais tradicionais da Economia. Um princípio da finança é que a função fundamental do sistema é a de satisfazer as preferências de consumo das pessoas, incluindo as necessidades básicas, como alimentos, vestuário e abrigo. Envolve:
• matemática financeira
O campo de aplicação dessa disciplina é bastante amplo pois suas técnicas são necessárias em operações de financiamento de quaisquer naturezas: crédito a pessoas físicas e empresas, financiamentos habitacionais, crédito direto ao consumidor e outras. Também são necessárias em operações de investimentos mobiliários nos mercados de capitais. Em ambas as situações, é o uso dessas técnicas que permite conhecer o custo e o retorno dessas operações, permitindo tomadas de decisão mais racionais; são elas também que permitem determinar o valor das prestações devidas pelas transações efetuadas em parcelas. No mundo dos negócios, seu conhecimento é absolutamente imprescindível, uma vez que os custos dos financiamentos dados e recebidos são peças centrais do sucesso empresarial.
• Contabilidade É a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante o registro dos fatos contábeis, com objetivos, de demonstrar e interpretar os dados econômicos resultantes de uma capacidade empresarial e também prestar informações suficientes a tomada da melhor decisão que atenda os objetivos da entidade. Envolve também controladoria: ela utiliza primordialmente o controle e o processo de planejamento e orçamento como metodologias no desempenhos de suas funções; Custos: Custo é um bem ou serviço que se utiliza na produção de outro bem ou serviço.
• Administração Financeira
A administração financeira visa a uma maior rentabilidade possível sobre o investimento efetuado pelos sócios ou acionistas, através