Finanças
1. Qual é a fórmula básica de juros simples?
R= j=c x i x n juros= capital inicial vezes taxa de juros vezes numero de capitalização durante o prazo da operação financeira.
2. Como se chama a soma de capital e juros?
R= A soma do capital de juros chama-se montante.
3. Qual é a diferença entre juros simples e juros compostos?
R= O juro simples é calculado sobre o capital inicial, proporcionalmente ao número de capitalização, já no juro composto os juros produzidos em um período de capitalização e não pagos são integrados ao capital constituído no inicio do período seguinte, para produzirem novos juros.
4. O que é valor presente?
R= Valor presente corresponde ao valor futuro descontado a determinada taxa de juros.
5. O que é valor futuro?
R= Valor futuro corresponde ao valor presente multiplicado pelo fator de jutos.
6. Conceitue a taxa interna de retorno (TIR).
R= TIR é uma taxa de juros implícita numa série de pagamentos e recebimentos, que tem a função de descontar um valor futuro ou aplicar o fator de juros sobre um valor presente, conforme o caso, para trazer ou levar cada valor do fluxo de caixa para uma data focal. A TIR também e conhecida como taxa de desconto do fluxo de caixa.
7. Entre as seguintes afirmações, quais são as corretas?
(x) a) As taxas equivalentes produzem taxas idênticas no mesmo período, mesmo que estejam expressas em unidades de tempo diferentes;
(x) b) as taxas proporcionais são típicas do sistema de capitalização linear;
c) a taxa interna de retorno corresponde à taxa mínima de atratividade;
(x) d) dois ou mais valores de datas diferentes são equivalentes, quando produzem valores iguais, se descontados à mesma taxa, para uma data focal.
8. Ao descontar um fluxo de caixa com a taxa de 4,5% por período, o valor presente líquido resultou em $ 1.255,00. Podemos afirmar que a taxa interna de retorno desse fluxo de caixa é de 4,5% ao período? Por quê?
R= não porque se fosse 4,5% o