Finanças i - gestão de clientes
Trabalho de Grupo Gestão de Clientes
Índice 1- Sumário Executivo Pag.1 2- Gestão de Clientes na vertente do Risco e do Crédito Pag.3
2.1- Gestão de Créditos e Cobranças Pag.3
2.2- Adopção de uma Política de Crédito Pag.4
2.3- Análise de Crédito ou Cálculo de Rating de Crédito Pag.4 2.3.1- Processo de análise de crédito para pessoa física Pag.4
2.4- Formalização dos Termos e Condições Gerais de Venda no Contrato Pag.7
2.5- Avaliação e Segmentação de Clientes Pag.8
2.6- Limites de Crédito por Cliente Pag.8
2.7- Processos Internos Pag.8
2.8- Facturação e Respectivos Procedimentos Pag.8
2.9- Processo "Reminder" Pag.8
2.10- Estratégia de Cobranças e Processos Pag.8
2.11- Indicadores de Desempenho dos Processos de Gestão de Créditos Pag.8
3- Conclusões Pag.10
1-Sumário Executivo
Este trabalho visa explicar, e entender o relacionamento entre a Gestão de Clientes e o seu impacto na tesouraria no contexto de análise de crédito e risco. Muitas empresas do tecido nacional ainda não entenderam a importância desta análise, usando outras formas para a suprir as actuais e crescentes dificuldades de tesouraria em que cada vez, o seu controlo, se torna fulcral nas empresas.
Para muitos, na organização estrutural de uma empresa, o departamento de risco é visto como algo exclusivo de empresas de crédito, ou instituições bancárias, mas tendo em conta o contexto económico dos últimos anos, e a crescente globalização e consequente incremento de competitividade das empresas, a análise de risco torna-se cada vez mais uma matéria fundamental na sobrevivência das mesmas.
Não adianta uma empresa vender, realizar margens de lucro a nível financeiro, se não houver um consequente fluxo operacional, ou seja, é fundamental que essas vendas resultem em entradas de dinheiro para a empresa.
Convém