Tecnicas de negociação
Cada dia mais presente nas ações cotidianas, a negociação tem adquirido importância crescente no desempenho das empresas. É na habilidade do negociador que muitas vezes encontramos a diferença entre lucro e prejuízo de um empreendimento.
Negociação tem muitas semelhanças com uma partida de xadrez. Em ambas é preciso conhecer o outro "jogador", planejar cada ação com cuidado; usar estratégias e táticas para obter melhores posições e quase sempre, ceder peças para ganhar outras em troca. A grande diferença é que, numa negociação ideal, as partes envolvidas encerram igualmente vitoriosas.
Neste trabalho, apresentaremos alguns assuntos muito importantes sobre a negociação, como o conceito, o processo e as variáveis básicas da negociação, explicando detalhadamente cada uma delas.
Conceito de negociação.
Negociação é o ato em que duas ou mais partes conversam, discutem, com a finalidade de chegar em um acordo, fazendo com que as duas partes saiam satisfeitas tendo atingido os seus objetivos. O Fechamento do acordo nunca deve ser destinado ao ganho de apenas uma parte envolvida, tendo em vista que si isso acontecer, foi uma negociação mal resolvida. Uma negociação eficaz é a chamada ganha/ganha, que é aquela que o fechamento do acordo seja satisfatório para ambas as partes.
O processo da negociação
Toda a negociação é um processo. Si importa em aspectos tais como estratégia, táticas, conhecimento, implementação de idéias. Resumindo em poucas palavras, podemos dizer que há três fases em uma negociação: a preparação, conhecida também como pré-negociação; o desenvolvimento da negociação, que é o transcorrer da mesma; e a pós-negociação, que só deve ser considerada após o acordo obtido ser cumprido.
A pré-negociação, consiste em informações, conhecimento daquilo que será tratado na negociação. Que fique claro que antes de sentar em qualquer mesa para negociar, é preciso ter um conhecimento do assunto, pois de nada adiantará você ir para uma mesa,