Finanças públicas
R: O princípio do maior benefício social. Basta observar que a constituição federal, atribui ao estado brasileiro, diversas responsabilidades além da garantia de manutenção da ordem social e a segurança da propriedade. Podemos citar as passagens na constituição em que fica expressa a obrigação do estado brasileiro em regular as relações comerciais, combater os monopólios, redistribuição de renda entre outros. Enfim, o estado brasileiro é norteado para o alcance do bem estar de sua população.
2. Qual o papel dos bens e serviços públicos na economia brasileira?
R: Tem o papel de redistribuir a renda, gerar emprego, tornando acessíveis serviços e produtos para as camadas menos favorecidas da sociedade, assim como o de prover toda a sociedade com serviços e bens que a iniciativa privada não teria capacidade.
3. Os serviços públicos no Brasil cumprem sua função, enquanto instrumento de distribuição de renda?
R: Cumprem em parte, pois enquanto temos projetos e serviços bem sucedidos, como o programa bolsa família, bolsa escola, farmácia popular, programas de vacinação, temos o exemplo negativo do sistema único de saúde, com um péssimo gerenciamento, desperdiçando preciosos recursos públicos que poderiam ser utilizados para um atendimento superior nos serviços de saúde. O país avançou muito, os índices de pobreza melhoraram, indicando uma melhor distribuição de renda, mas ainda há muito a se fazer, principalmente no que diz respeito ao melhor aproveitamento das verbas